quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aprenda a fazer uma auto massagem - Abhyanga

Abhyanga significa massagem diária com óleo; trata-se de uma prática utilizada desde a antiguidade. O Ayurveda afirma que a massagem é a melhor amiga do homem porque nutre os tecidos, equilibra os doshas, é rejuvenescedora, aumenta a força e a virilidade e diminui o stress e a tensão. Tal prática é recomendada diariamente, sendo comparada em importância ao comer e ao dormir.
Segundo o Ayurveda, as dores são causadas por acúmulos de energia que acabam por obstruir o fluxo energético do corpo. Quando se faz a massagem, o calor gerado faz o este fluxo mover-se, aliviando a tensão e diminuindo a dor. A pessoa respira melhor, mais profundamente; além de sentir-se relaxada, dorme melhor, regulariza o apetite e em geral torna-se uma pessoa mais satisfeita com a vida.
O tipo de óleo a ser utilizado vai variar de acordo com a constituição do indivíduo. Os óleos minerais não são aconselhados para massagem; os melhores são os vegetais, prensados a frio porque nutrem a pele e previnem o envelhecimento.
De um modo geral, para pacientes tipo Pitta os óleos indicados são de côco ou girassol; para os tipo Vata o melhor é o de gergelim e para os Kapha os óleos de mostarda, amêndoa ou milho são os mais adequados.

Como fazer sua massagem diária

Geralmente, abhyanga é aplicado com substâncias mornas, mas ocasionalmente pode-se utilizar óleos frios, principalmente para condições de excesso de Pitta (calor aumentado).
Uma vez identificado seu tipo constitucional, o óleo indicado deve ser aquecido colocado-o num recipiente transparente que, por sua vez, é colocado dentro de um outro contendo água bem quente. Deve-se deixar o óleo aí até que ele atinja a temperatura da pele. Esse processo é bem rápido, durando cerca de 1 ou 2 minutos.
Se você dispõe de tempo pela manhã, o massoterapeuta ayurvédico pode orientá-lo na escolha adequada do óleo e ensiná-lo como fazer uma auto-massagem no corpo todo em apenas 10 minutos, começando-se com uma massagem vigorosa no couro cabeludo até chegar aos pés.
Como hoje temos uma vida muito atribulada, em geral dispomos de pouco tempo neste período do dia. Para essas pessoas seria bom que pelo menos fizessem uma massagem vigorosa na planta dos pés durante 1 a 2 minutos, esperando um certo tempo para que o óleo penetre na pele. Depois é só tomar banho normalmente, com sabonete neutro. O Ayurveda recomenda que, além da massagem nos pés, seja feita massagem no couro cabeludo com movimentos circulares curtos, estendendo a massagem para a testa, para trás das orelhas, para a nuca e pescoço. Depois desta etapa, pode-se lavar o cabelo com xampu.
Além desta terapia abhyanga, há também a terapia marma. Esta técnica consiste em estimular os pontos marmas (cerca de 107), que são pontos vitais capazes de auxiliar na manutenção do equilíbrio corporal. Uma das formas de se estimular estes pontos é através da massagem diária, pela manhã, ou separadamente à noite. Obviamente numa massagem curta duração como a descrita acima não será possível estimular todos eles; no entanto há 3 pontos marma importantes na linha central anterior do corpo que podem ser massageados. Deve-se atuar nestes pontos com delicadeza pois são extremamente sensíveis: um está entre as sobrancelhas, correspondendo à área do terceiro olho - massagear esta área é benéfico quando se está com preocupações, dor de cabeça e outros estados que geram muita tensão. Este ponto deve ser massageado bem levemente, com movimentoss circulares. É muito bom para induzir o sono; o segundo está localizado entre o tórax e o abdome - a massagem neste ponto harmoniza a energia do tórax, harmonizando emoções represadas que muitas vezes geram peso ou dor nesta região; o terceiro ponto fica mais ou menos cinco dedos abaixo do umbigo. Quando massageado auxilia a regularização de problemas intestinais, como excesso de gases ou constipação (prisão de ventre).

Benefícios da Abhyanga

Esta massagem terapêutica feita no corpo inteiro com óleos medicinais a base de plantas, específicos para cada paciente, nutre e revitaliza os tecidos de corpo e permite remover as toxinas das células. Abhyanga tem efeitos muito mais profundos e duradouros do que a massagem usual que usa óleos minerais ou loções. Esta técnica alcança efeitos curativos profundos, harmonizando naturalmente Corpo-Mente-Espírito. Esta massagem é executada pelo massoterapeuta durante uma hora e é um dos tratamentos rejuvenescedores do Ayurveda, mas pode ser feita em casa de modo mais simplificado.
Veja alguns dos principais benefícios:

Aumenta a força dos tecidos
Melhora a circulação de sangue
Rejuvenesce o corpo inteiro
Diminui a celulite
Embeleza a pele
Retarda o envelhecimento
Induz o sono restaurador
Promove a vitalidade
Equilibra os doshas
Reduz a tensão
Remove as toxinas do organismo

Não fazer a massagem em caso de:
# resfriados com muito muco *
# febre
# indigestão, constipação ou vômitos
# logo após as refeições
# logo após relação sexual
# doenças inflamatórias ou bacterianas
# grande debilidade geral
# lesões de pele (sobre as mesmas)
# condições de saúde críticas (como o câncer e outras)
* evitar fazer massagem no corpo todo. Pode-se fazer massagem no tórax com óleos terapêuticos adequados que ajudem a descongestionar.

Autoria:
Dr. Aderson Moreira da Rocha

1 comentários:

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site para anunciar ou encontrar o imóvel que você procura. Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!!!