quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Função dos Extratos Glicólicos para cada tipo de pele

Os extratos Glicólicos, tem função terapêutica, ajudando na manutenção da sua pele.

Se nós, ao usarmos o sabonete, cremes e shampoo, com as propriedades corretas para a nossa pele, estaremos ajudando a nossa pele a ficar cada vez mais bonita e saudavél.



PARA PELES OLEOSAS:



Extrato de Própolis
A própolis é uma substância resinosa que as abelhas colhem dos botões das flores, brotos e cascas de árvores. Nesta resina, as abelhas acrescentam secreções salivares, ceras e pólen para elaboração final da própolis. O produto é usado como uma espécie de vedante para a construção e proteção da colméia contra vento, insetos e microorganismos. Quando um inseto invade a colméia, as abelhas o matam, mas não têm forças para carregá-lo para fora. Envolvido com a própolis, o inseto permanece mumificado e não se decompõe dentro da colméia. Através desta característica foi descoberta a propriedade antibiótica da própolis. O produto tem consistência pastosa, um pouco mais maleável que a cera. Desprende-se das paredes das colméias como se fossem lascas de minerais. Geralmente tem a coloração castanha escura, variando suas tonalidades de acordo com a árvore de onde foi colhida. Seu aroma também varia, ficando entre o mel, baunilha e cera, com residual ardido. Quando pura, pode ser mastigada e apresenta sabor acre e forte. Sua composição química é extremamente variável - pesquisas afirmam que a própolis possui mais de 300 componentes, entre ácidos graxos, óleos voláteis, flavonóides e vitaminas. A própolis ativa o organismo quanto à formação de anticorpos, eleva o poder de fagocitose e a formação de proteínas no sangue, além de promover a regeneração do organismo. As propriedades da própolis, atuam de modo bastante eficaz como antimicrobiano, antiinflamatório, bactericida, analgésico, adstringente, anti-séptico, cicatrizante, protetor e regenerador de tecidos, inflamação cutânea e é usado também como tratamento auxiliar de micoses de praia e piscina. Inibe o desenvolvimento de fungos dermatófitos e leveduras do gênero cândida e bactérias, apresenta ação contra a formação de radicais livres. Tratamento em queda de cabelos, caspas e cabelos sem vida; solta, dá brilho e volume. Combate às afecções da pele, como acnes, dermatoses, eczemas, queimaduras e manchas da pele.

Extrato de Abacaxi:
Variedades selvagens do abacaxi encontradas no Brasil garantem sua nacionalidade, embora alguns estudiosos digam que ele nasceu no Paraguai. Discussões à parte, a fruta foi carregada por toda América pelos índios Guaranis, que costumavam pendurar folhas de abacaxi na porta das cabanas para indicar que as visitas eram bem-vindas. Quando Cristóvão Colombo chegou à Ilha de Guadalupe, no Novo Mundo, os índios ofereceram o abacaxi aos invasores europeus num gesto de simpatia e hospitalidade. Logo, a piña, como foi batizada pelos europeus, atravessou o oceano e fez sucesso por sua exuberância exótica.
Mas o que pouca gente sabe é que o abacaxi é uma infrutescência - cada gominho é um fruto independente que se junta durante o processo de crescimento. A palavra abacaxi vem do guarani ibacati, que significa fruta cheirosa e, na linguagem indígena virou ananás, fruta excelente.
Embora o abacaxi possa ser encontrado o ano inteiro, o pico da safra se dá em dezembro e janeiro. O sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma opção deliciosa como lanche ou sobremesa, podendo ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes. Com o cozimento, o abacaxi amolece, devido à quebra de celulose, um tipo de fibra que mantém a sua estrutura.
O abacaxi fresco é um amaciador natural da carne vermelha e de aves, quando acrescentado aos ensopados escabeches. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco tem cerca de 75 calorias e fornece 25mg de vitamina C (40% da necessidade diária de um adulto). Também fornece quantidades úteis de outros nutrientes, entre eles, 0,1 mg de tiamina, 16mcg (microgramas) de folato, 0,15mg de vitamina B6, 0,6mg de ferro e 17mg de magnésio.
Depois de colhido, o abacaxi não amadurece. Na hora de comprar, procure os que tem fragrância e polpa amarela clara ou branca. Marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes.

Propriedades
O Extrato glicólico de Abacaxi e os extratos glicólicos de frutas tropicais contêm grande quantidade de ácido ascórbico (Vitamina C), uma vitamina antioxidante que auxilia no clareamento dos cabelos. Pode ser usado em shampoos e condicionadores proporcionando brilho e maciez aos cabelos, além de sua função clareadora
É Adstringente, emoliente, clareador de manchas, amaciante, antiinflamatório, antioxidante, cicatrizante e hidratante.

Extrato de Algas Marinhas:
Alga é uma palavra que vem do latim e significa "planta marinha". Mas nem todas as espécies de algas são plantas na atual classificação dos seres vivos e nem todas elas vivem no mar. Uma característica comum em todas elas é a presença de clorofila em suas células. As algas não possuem tecidos e órgãos especializados. Sendo assim, não tem raiz, caule, folha e nem flor; seu corpo é um talo, e, por isso, são chamadas de talófitas.Existem algas pluricelulares de diferentes formas e tamanhos. Elas podem ter a forma de filamentos, lâminas ou ramos. Muitas vezes, tem a forma de uma folha. As algas são encontradas em muitos lugares: nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas.Elas podem viver fixas, por exemplo, no fundo dos mares, dos rios e sobre rochas. Podem também flutuar na água; neste caso, podem possuir bolinhas como bóias e não as deixam afundar.As algas absorvem os sais minerais de que precisam através de toda a superfície de seu corpo. Na cosmética auxilia no emagrecimento, combate a flacidez e rugas precoces. Para sustentação, umectação e hidratação da pele. Tratamento de cabelos fracos e sem vida, estimulando o crescimento e impedindo a queda; restaurando e hidratando os cabelos quebradiços, ressecados e sem vida. Confere brilho e volume aos cabelos.

Fonte: Apostila sobre Sabonetes.

0 comentários: