quarta-feira, 11 de julho de 2007

Componentes que auxiliam na composição dos Sabonetes

Abaixo, alguns itens que junto com a glicerina, compõem os sabonetes, deixando-os mais macios, perfumados, e hidratantes. Dependendo do óleo essencial ou extrato, o sabonete pode ter diversas finalidades, para todos ou um tipo específico de pele.


CORANTES
Os corantes são indicados para dar cor aos sabonetes, não influenciam na composição dos sabonetes, apenas
realçam e embelezam os sabonetes.
Combine os corantes com as essências. Por exemplo, a essência de morango com corante vermelho, essência de hortelã com corante verde e essência de camomila, maracujá, erva-doce com corante amarelo

ARGILAS
Propriedades
As argilas são muito indicadas para produtos cosméticos devido a sua estrutura e seu elevado conteúdo de sais minerais. Elas são naturalmente cicatrizantes, absorventes, estimulantes e ativadoras das funções imunológicas. As diferentes cores existentes são devido à variação dos compostos minerais.

EXTRATOS
Os Extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais frequentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. Os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são substâncias gordurosas que concentram vitaminas, hormônios, anti-sépticos e um complexo de compostos vegetais, ou de resinas e que desempenham um papel importante na bioquímica da planta. Além de odoríferos são altamente voláteis com consistência mais aquosa que os óleos convencionais, muito sensíveis ao ar, luz, calor e umidade e para preservar suas qualidades terapêuticas, devem ser mantidos em vidro ambâr, bem fechados. São extraídas das flores, folhas, raízes, cascas, frutos e das sementes, através de processos variados e sua utilização com finalidade terapêutica é conhecida como Aromaterapia. Atualmente suas propriedades terapêuticas têm sido muito difundidas embora muitos deles tenham preços elevadissimos. Aconselho a você que não tenha conhecimento sobre os óleos essenciais, que procure um bom livro para informar-se sobre as características e efeitos de cada óleo que se pretenda usar, pois muitos podem ser perigosos para alguns tipos de pessoas, como os cardíacos ou as grávidas. Óleos essenciais são extremamente fortes. Você pode fazer uso de alguns deles nos sabonetes, desde que respeite suas indicações e contra indicações, sendo bastante criterioso. Seu uso na pele deve ser feito, somente após diluição em óleo carreador de boa procedência.

ESSÊNCIAS
As essências são compostas por óleos essenciais e outras essências sintéticas produzidas em laboratórios que buscam reproduzir de forma mais barata alguns aromas, devido ao alto custo dos óleos essenciais puros, também buscam recriar aromas sofisticados para o ramo da perfumaria. Nestas ao contrário dos óleos essenciais puros não se encontram propriedades terapêuticas. Sua função é unicamente aromatizante. Não utilize essência para velas, aromatizadores ou produtos de limpeza, porque não são essências elaboradas para uso na pele.

LAURIL LIQUIDO

Para detergência e espumação.O lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo suave, de baixo poder de irritação, sendo compatível com quase todos os outros tensoativos usados em formulações de shampoos como os não iônicos e anfotéricos. Além de combinar com quase todos os tipos de ingredientes usados em shampoos, como os extratos vegetais, de algas marinhas, ativos bactericidas e anti-caspas. Para sabonetes líquido e em barras, shampoos e detergentes.

Numa próxima postagem, falaremos das propriedades medicinais dos extratos líquidos e secos, óleos essenciais e essências.

Aguardem

0 comentários: