quinta-feira, 30 de agosto de 2007

TUDO SOBRE SAIS DE BANHO

Como fazer sais de banho:

Que tal tomar um delicioso banho quente, usando sais de banho produzidos por você mesmo? Além de relaxar e perfumar seu corpo, os sais de banho dão uma aparência mais saudável e bonita à sua pele.

Passo a passo:

1. Separe os ingredientes:

- essência de algas (2 colheres sobremesa)
- maisena ou amido de milho (1/2 xícara de chá)
- ácido cítrico (1/2 xícara de chá)
- bicarbonato de sódio (1 xícara de chá)
- corante alimentício turquesa (5 gotas)

2. Separe o material:

- molde de alumínio esférico ou de sua preferência
- refratário de plástico
- borrifador de água

3. Misture com as mãos o amido de milho, o ácido cítrico e o bicarbonato de sódio no refratário, até que a mistura fique homogênea.
4. Junte lentamente o corante e a essência à mistura, alternando os dois ingredientes e usando as mãos para misturá-los. Borrife água até sentir a mistura levemente umedecida.
5. Preencha o molde com a massa, apertando bem a mesma, para que a mistura fique bem sólida.
6. Espere 15 minutos e retire a mistura da forma. Repita o procedimento para fazer novas bolas.

7. Os materiais e ingredientes podem ser encontrados em casas especializadas em esoterismo ou essências. Depois repita o processo para formar novas bolas.


DICAS E TRUQUES

1. Não coloque muito corante para tingir a massa (calcule, no máximo, seis gotas por receita). Acima dessa quantidade há risco de o corante manchar a pele no banho.
2. Depois de manipular a massa, lave as mãos com água quente e sabonete para eliminar o corante das mãos.
3. Determine uma cor de papel chumbo para cada sal: verde para os de ervas, amarelo para os de frutas e rosa para os de flores. A medida facilita a identificação e confere ao produto uma atração extra.
4. Ao preparar a massa, borrife a água aos poucos e apenas na quantidade necessária para dar ponto. O excesso de água pode provocar a efervescência.
5. Se quiser fazer sais de banho de banheira com propriedades efervescentes e espumantes ao mesmo tempo, adicione 1 colher (sopa) de lauril em pó à receita no momento em que estiver misturando todos os ingredientes.
6. Os sais de banho, de quaisquer tipos, devem ser armazenados sempre em locais secos e arejados. A umidade altera as suas características e propriedades e pode até provocar efervescência antes do uso.
7. Reconheça os sais sem condições de uso: são os que perdem coloração, tem seu aroma alterado ou apresentam umidade.

AS EMBALAGENS MAIS ADEQUADAS

Alguns cuidados são importantes na hora de escolher a embalagem mais correta para os sais de banho. Eles devem ser envolvidos em papel chumbo para garantir que suas propriedades se mantenham em perfeitas condições. A embalagem externa deve ser resistente pois os sais são frágeis e quebram com facilidade. As mais indicadas são vidro, metal, acetato ou papelão.
Beleza à vista
Cilindros de vidro transparente deixam a beleza do produto à mostra. Dependendo do tamanho podem acomodar uma ou mais peças, com a vantagem de poderem ser usados como vasos.

Baratas e eficientes
Se a ocasião não exigir sofisticação, as embalagens em acetato são ótimas, por serem baratas e eficientes. São encontradas em várias formas: redondas, quadradas, retangulares ou em forma de sacolinha. Os preços variam e encontram-se à venda em lojas de embalagens.

A elegância do metal
Caixas de zinco protegem bem os sais e fazem deles um presente ainda mais sofisticado. Podem ter tampas normais ou um requadro com tela que deixa o produto à mostra. Dependendo do tamanho, pode acomodar sais e até uma toalha para montar um kit de banho.

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei o teu blog!
esta mesmo um espetaculo.
bom trabalho!

tenho que fazer um projecto para a escola sobre cosmetica e estas receitas e informaçoes vao me ser muito uteis!

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site para anunciar ou encontrar o imóvel que você procura. Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!!!