terça-feira, 3 de julho de 2007

Procedimentos Básicos para preparar Velas

Antes de passar para vocês os modelos e passo-a-passo de confecção de velas artesanais, vamos fazer algumas observações importantes.
Embora a arte de fazer velas seja sempre uma renovação, alguns procedimentos são iguais em todas. É como andar de bicicleta: uma vez que se aprende, jamais se esquece. Por isso, ai vai alguns tópicos para ajudá-los, não só nas consultas, mas também no aprendizado desses procedimentos básicos.
Preste atenção nos detalhes e aprenda todas essas etapas. A partir daí você vai estar craque na arte das velas.

COLORINDO A PARAFINA - TESTE DE COR.

Para tingir as velas, você pode utilizar corante (em pó) ou anilina (liquida).
Colorir a parafina é um processo simples e pessoal. Cada um escolhe o tom que quiser. Primeiro derreta a parafina numa vasilha, em seguida, escolha a cor que desejar e adicione a anilina (corante). Uma quantidade pequena é suficiente para o teste (uma pontinha de palito já dá cor). Uma boa dica é substituir a anilina pelo giz de cera, aqueles encontrados em papelaria.
Mexa bem para que o corante se misture uniformimente à parafina. Pode ser com o próprio palito de churrasco que usou para adicionar o corante.
A parafina na panela de alumínio confunde muito. Para saber se a mistura chegou no tom que você quer, despeje um pouco em um recipiente branco ou transparente. Se estiver claro, adicione mais corante, mexa e faça novamente o teste até chegar ao tom desejado.

Dicas:

  1. Acrescente o corante e a essência na parafina quando atingir a temperatura de 85 ° a 90° fora do fogo.
  2. Para cada quilo de parafina misture apenas 5ml de essência de sua preferência.
  3. Por incrível que pareça, muitas pessoas não se atentam em combinar os elementos utilizados na vela com sua essência. Por exemplo, se você utilizar a canela em pau, use o mesmo aroma para a essência.
  4. Procure saber sempre as propriedades terapeuticas das ervas e essências, faça etiquetas ou pequenos manuais de instruções e coloquem junto as velas, pois quando são bem informados, os compradores tendem a dar mais valor aos produtos.

0 comentários: